01 maio 2009

Ilustração para reconto infantil russo


Em breve, chegará às livrarias a série de livros infantis da Coleção Lanterna Mágica, lançada pela Edirora Aquariana através do selo Deleitura. Cada livro apresenta ao público uma interpretação de uma história da tradição de uma determinada cultura adaptada para crianças. Até agora a série é composta apenas por recontos das culturas russa, viking, indiana e chinesa, mas espero que a coleção se expanda abraçando outros exemplos daqui pra frente.
Trabalhei no volume que traz a história "A Princesa Sapo", da tradição russa. Foi minha primeira experiência com ilustração infantil e confesso que foi um belo desafio. Por nunca ter trabalhado com arte voltada para o público infantil, tive que refletir sobre várias questões antes e durante o processo de produção das imagens. Toda aquela segurança de estar fazendo uma ilustração pela centésima vez sumiu e me deparei com várias decisões a tomar numa escala que só se compara com o tempo em que fiz minhas primeiras ilustrações.
De cara, eu precisei decidir o que era importante no universo infantil e cheguei a três pontos segundo os quais amparei todas imagens: harmonia cromática, simplicidade formal (não confundir simplicidade com pobreza) e clareza.
Fiz vários estudos e busquei milhares de referências para ter certeza de que estava seguindo pelo melhor caminho.
O resultado ficou bem interessante, consideravelmente diferente dos meus trabalhos anteriores em termos formais, mais muito coerente com todas as pesquisas que tenho desenvolvido em pintura recentemente.
Comecei o trabalho seduzido pelo desafio e pelo aspecto de resgate cultural da proposta e acabei chegando onde nunca imaginei.
Foi uma experiência bem interessante tanto pelo resultado como pelo aprendizado.
Além do livro em que trabalhei com a autora Sonia Salerno Forjaz (que produziu um texto invejável), sairam também mais três livros elaborados pela mesma autora, mas com ilustradores diferentes: Búkolla, a vaca encantada, A magia do amor e O anel mágico. Recomendo todos.