05 setembro 2005

Parcerias

É incrível como certas coisas maravilhosas só conseguem surgir de um encontro inusitado e fortuito.
Enquanto ajudava uma amiga a fazer a seleção de música pra um programa de rádio que ela comanda, o tema surgiu e fiquei pensando nisso por um tempo.
Na música, ocorreu várias vezes, quando um grupo interpretava canções de outro ou quando se união pra compor algo pra algum evento especial. A história do rock está cheia de exemplos.
Cds de cover são tão especiais por causa disso. É muito bom apreciar como um músico que a gente já aprecia enxerga ( ou escuta) uma música de outro artista que também se aprecia muito.
Entretanto, o que eu mais gosto, são encontros ocasionais que rendem discos antológicos. São diversos e únicos e eu poderia ficar o dia inteiro citando exemplos, mas só vou comentar alguns casos que eu adoro e que não tem saído do meu cd player.Não reparem no ecletismo das escolhas.


Passages
Philip Glass e Ravi Shankar , a união da música erudita contemporânea com a música tradicional indiana. Você nunca mais vai escutar nada assim em lugar nenhum












Águas da Amazônia
Philip Glass compondo especialmente pro Grupo Corpo e para ser interpretado pelo grupo Uakti. É nessas horas que a gente nota que alguns estrangeiros entendem o Brasil melhor que os brasileiros.












Clã e Sérgio Godinho
A união perfeita entre dois seres que sempre foram apaixonados um pelo outro, mas que demoraram pra se declarar. Arrisco dizer que é uma das melhores coisas que já ouvi em português.












Liquid Tension Experiment
Junte dois músicos do Dream Theater com outros dois músicos extremamente competentes e talentosos que já haviam tocado com meio mundo do Rock progressivo. Resultado: Uma viagem com milhares de notas por segundo.












Down
Projeto paralelo que uniu Philip Anselmo do Pantera com alguns integrantes de outras bandas como o pessoal do Corrosion Of Conformity. Simplesmente um retorno às origens do Heavy Metal de melhor qualidade com pitadas sulistas.

2 comentários:

O Despachante disse...

In a manner of speaking, não sei se se enquadra exactamente na tua categoria, mas o álbum dos Nouvelle Vague que faz covers de várias bandas dos anos 80 é das coisas mais bonitas que já ouvi.

Edu Mendes disse...

Ouvi um trecho no Pop Up há algum tempo e me pareceu muito bom, mas acabei esquecendo.
Vou colocar esse na minha lista pra futuras aquisições.