24 setembro 2005






News:
-Vittorio Giardino no 16º Festival de Bd de Amadora
-Ciclo de Animação Francesa na cidade do Porto
-Dark Horse quer investir no mercado editorial asiático
-Documentário ÔNIBUS 174 ganha seu 23º prêmio: O Emmy
-Toda informação que circula pela internet na Europa será analisada?
-Gente tem sido despedida por blogar
-O referendo para a proibição do comércio de armas tem feito surgir algumas manifestações que me assustam....muito

22 setembro 2005

A conclusão de Bételgeuse.

LEO está lançando o quinto e último volume da sua série Bételgeuse, continuação da saga de Aldébaran.
No mundo das Bds franco-belgas não se fala de outra coisa. As histórias desse artista brasileiro estão agradando tanto ( público e crítica) que a editora resolveu investir em uma campanha publicitária pesadíssima na mídia envolvendo até mesmo canais de televisão.
Não é à toa, as histórias são fantásticas e os desenhos deslumbrantes.
Mesmo assim, LEO nunca teria atingido esse status de pop-star se não tivesse se mudado pra França e reiniciando toda asua vida na época que o Brasil vivia a ditadura militar.
Fico pensando: Quantos outros artistas magníficos estaram perdidos por aí, em países com pouca tradição em arte seqüencial?
Quantos Flávios Colins ainda vão morrer no esquecimento, com suas viúvas vendendo originais a preço de banana pra pagar o enterro?
Se vc, como eu, não tem acesso aos álbuns em versão francesa ( da série de 10, só 1 saiu em português em Portugal), o negócio é dar uma pesquisada no Emule, você vai se surpreender com o que vai encontrar.

09 setembro 2005

Turning Torso - Arq. Santiago Calatrava










Tanto o conceito de torre quanto o da sua relação com o resto da cidade são bem polêmicos. Todas as críticas que surgiram com as primeiras torres persistem até hoje e se agravaram muito com as tragédias que envolveram torres ao longo dos anos.
Independente disso, sempre tem gente que quer insistir no modelo e cidades que acham que esse tipo de construção pode ser interessante, sendo assim, o que penso é: já que vão construir uma torre, que façam bem feito.
Tá aí um bom exemplo. Clique na foto para ver mais.

05 setembro 2005

Parcerias

É incrível como certas coisas maravilhosas só conseguem surgir de um encontro inusitado e fortuito.
Enquanto ajudava uma amiga a fazer a seleção de música pra um programa de rádio que ela comanda, o tema surgiu e fiquei pensando nisso por um tempo.
Na música, ocorreu várias vezes, quando um grupo interpretava canções de outro ou quando se união pra compor algo pra algum evento especial. A história do rock está cheia de exemplos.
Cds de cover são tão especiais por causa disso. É muito bom apreciar como um músico que a gente já aprecia enxerga ( ou escuta) uma música de outro artista que também se aprecia muito.
Entretanto, o que eu mais gosto, são encontros ocasionais que rendem discos antológicos. São diversos e únicos e eu poderia ficar o dia inteiro citando exemplos, mas só vou comentar alguns casos que eu adoro e que não tem saído do meu cd player.Não reparem no ecletismo das escolhas.


Passages
Philip Glass e Ravi Shankar , a união da música erudita contemporânea com a música tradicional indiana. Você nunca mais vai escutar nada assim em lugar nenhum












Águas da Amazônia
Philip Glass compondo especialmente pro Grupo Corpo e para ser interpretado pelo grupo Uakti. É nessas horas que a gente nota que alguns estrangeiros entendem o Brasil melhor que os brasileiros.












Clã e Sérgio Godinho
A união perfeita entre dois seres que sempre foram apaixonados um pelo outro, mas que demoraram pra se declarar. Arrisco dizer que é uma das melhores coisas que já ouvi em português.












Liquid Tension Experiment
Junte dois músicos do Dream Theater com outros dois músicos extremamente competentes e talentosos que já haviam tocado com meio mundo do Rock progressivo. Resultado: Uma viagem com milhares de notas por segundo.












Down
Projeto paralelo que uniu Philip Anselmo do Pantera com alguns integrantes de outras bandas como o pessoal do Corrosion Of Conformity. Simplesmente um retorno às origens do Heavy Metal de melhor qualidade com pitadas sulistas.

04 setembro 2005

Casa Oscar Americano
No meio do Morumbi, escondida em um parque imenso, jaz intocada uma pérola da arquitetura paulistana.
Projetada por Oswaldo Bratke pra ser a casa de um amigo, esse edifício foi uma das obras que ajudou a inventar o modernismo brasileiro em meados do séc. XX.
Hoje, sede da Fundação Oscar Americano, essa obra antológica oferece não só arquitetura exemplar, mas também exposições de arte e um dos parques mais belos de São Paulo.