31 outubro 2005

Boletim Edudrix Mostra de Cinema de SP

O Fatalista - João Botelho - Nota 7,5
O fatalismo é realmente algo arraigado à cultura portuguesa, mas o filme não vale mais que pelos diálogos bem escritos e ótima atuação da talentosa Rita Blanco em uma das sequências. Ainda não surgiu o realizador português que vai assumir o espaço de João César Monteiro e Manoel de Oliveira.


Sra. Henderson Apresenta - Stephen Frears - Nota 8,0
Bom filme,conta a história de uma figura importante da história londrina ligada ao teatro.
Bob Hoskins e Judi Dench impecáveis. E... só, afinal é um filme histórico.

30 outubro 2005

Notícias:
Exposição relembra trajetória de Henfil
Minissérie de Mandrake ( Rubem Fonseca) estréia hoje na Tv.
Arquitetos brasileiros premiados no Holcim Awards.
Boletim Edudrix Mostra de Cinema de SP

El Aura - Fabián Bielinsky - Nota 9,0
Ricardo Darin é um taxidermista frustrado com a vida que mata por engano um homem que planeja um grande assalto. Tudo que ele pode fazer daí adiante é tomar o lugar do morto e levar o plano a frente.
Mais um ótimo filme argentino dos mesmos diretor e ator de Nove Rainhas.

25 outubro 2005

Boletim Edudrix Mostra de Cinema de SP

Por Dentro da Garganta Profunda - Fenton Bailey e Randy Barbato - Nota 9,5
Os fatos por trás do filme mais rentável da história do cinema: Garganta Profunda.
Um ótimo documentário sobre todos os mitos e a hipocrisia que circunda a indústria pornográfica.

Curiosidade: Quando fui comprar o ingresso, pedi um bilhete pra Por trás da Garganta Profunda, e a pessoa da bilheteria me corrigiu: " Por trás não, é por dentro. Seria por trás se o filme fosse sobre sexo anal, como é sobre sexo oral é por dentro".

24 outubro 2005

Boletim Edudrix Mostra de Cinema de SP

Don't Come Knocking - Wim Wenders - Nota 8,5
Depois de anos agindo como Zumbi, o bom e velho Wim Wenders está de volta, graças a Sam Shepard que, além de assinar o roteiro, interpreta um ator de westerns que decide largar tudo pra acertar as contas com o passado.



Benilde ou a Virgem Mãe - Manoel de Oliveira - Nota 8,0
Esse clássico de 75 de Oliveira traz uma rapariga sonâmbula do Alentejo que engravida inexplicavelmente.
Entre os suspeitos do ato estão uma figura surreal que circunda a casa uivando e o Espírito Santo. Uma amostra de todos os preconceitos, crenças religiosas e questões socias do Portugal de ontem e de hoje.

23 outubro 2005


Boletim Edudrix Mostra de Cinema de SP

Espelho Mágico - Manoel de Oliveira - Nota 9,0
Touro-Azul, personagem de "O Princípio da Incerteza", sai da prisão e vai trabalhar para uma senhora rica que tem um desejo ardente de "ver" a Virgem Maria e conversar com ela.
Mais uma obra-prima de Oliveira.


O Vale dos Lamentos - Theo Angelopoulos -Nota 7,5
A poesia monocramática de Angelopoulos está de volta com a chuva, os ciclistas e o mar, mas você vai sentir falta da linha de esperança que atravessava seus filmes anteriores. Nesse caso, a história de um grupo de gregos expatriados é tragédia pura.

22 outubro 2005

Depois de dois anos, está de volta o:

Boletim Edudrix Mostra de Cinema de SP

-O Fim e o Princípio - Eduardo Coutinho - Nota 8,0
Coutinho e sua equipe se mandam pro sertão nordestino em busca de histórias e depoimentos.
Não é o melhor Coutinho, mas ainda está bemmm acima da média

-Cidade Baixa - Sérgio Machado - Nota 8,5
Primeiro longa de ficção do diretor do ótimo documentário "Onde a terra acaba". Esse triângulo amoroso entre dois malandros e uma prostituta não decepciona, mas o destaque fica por conta das atuações de Lázaro Ramos e Alice Braga.

20 outubro 2005

Ilustradores da era de ouro
Outro dia, estudando os artistas da Era de Ouro dos quadrinhos, descobri algo bem interessante: os ilustradores que influenciaram os melhores desenhistas de quadrinhos da primeira metade do século passado, Hal Foster e Alex Raymond.
Fiquem então com eles:

As escolhas de Alex Raymond:
-John La Gatta
-Franklin Booth
-Matt Clarck







As escolhas de Hal Foster:
-Edwin Austin Abbey
-Howard Pyle
-Arthur Rackham
-Maxfield Parrish
-J C Leyendecker
-Montgomery Flagg

19 outubro 2005

Saiu no jornal:
Salão de Paris homenageia Victor Brecheret
O Salão de Outono, em Paris, completa cem anos a partir do dia 20 deste mês. Seguindo até 30 de outubro, presta uma homenagem ao escultor Victor Brecheret (1894-1955), com uma exposição de 15 obras. O autor do "Monumento às Bandeiras", localizado no Ibirapuera (SP), participou do evento entre 1921 e 1935, quando ainda era bolsista e ganhou o primeiro prêmio, disputado com outros 4.000 concorrentes.

14 outubro 2005

Brasil e Portugal
Relações de uma família problemática.

Toda família tem seus conflitos internos. São irmãos que não se falam, pais que não entendem os filhos, separações traumáticas e etc.
Uma vez, aconteceu de reencontrar um primo que eu não via há muitos anos e simplesmente não o reconheci, tamanho o distanciamento que dois lados de uma mesma família haviam tomado.
Com Brasil e Portugal não é diferente. Como a história é escrita pelos vencedores, muita mentira foi contada sobre séculos de exploração que os países europeus impuseram sobre suas colônias e nos últimos séculos, a mágoa acumulada culminou em processos de independência traumáticos e revisões históricas que ainda estão sendo feitas até hoje.
O que aconteceu com a história da América antes de Colombo? Muito provavelmente foi quase que completamente enterrada com as vítimas dos massacres que ocorreram sistematicamente durante pelo menos dois séculos em solo americano.
E como a mágoa separa, países muitos próximos culturalmente passaram a se tratar como estranhos.
Pra comprovar isso, basta perguntar a um brasileiro sobre música portuguesa, primeiro ele vai ensaiar aquele sotaque do norte de Portugal ( porque da mesma forma que todo brasileiro tem sotaque carioca, todo português tem o sotaque do norte de Portugal e vive trocando o “v” pelo “b” e assobiando no fim das frases) e aí vai te cantar “O Vira”. Se você perguntar a e ele o nome de um cantor, provavelmente ele vai citar a Amália Rodrigues apesar de nunca ter ouvido uma só música dela.
E assim vai...
Em Portugal não é diferente, os únicos representantes da atual cultura brasileira que atravessam o Atlântico (bom, pelo menos algo chega lá) são as produções duvidosas da Rede Globo, os clássicos da MPB e o lixo da Música Pop.
Então um “gajo” pensa: Mas e as instituições devotadas à troca e difusão cultural dos dois paises? Elas devem estar fazendo algo.
Uma visita rápida à Casa de Portugal em São Paulo vai mostrar uma programação ridícula totalmente devotada aos poucos imigrantes (que trocavam os Vs pelos Bs) que ainda estão vivos, e o mesmo vai ocorrer com uma Fundação que existe em Lisboa e que deveria devotar-se à troca cultural entre Brasil e Portugal. Além de estar “encalacrada” num beco escuro do Bairro Alto, suas iniciativas são bem duvidosas e entre seu único projeto futuro está a construção de uma sede em Chelas (?!?).
A mídia é a única que ainda tem como pauta o que acontece nesses países. É sempre notícia quando Portugal tem uma onda de incêndios, quando a corrupção na política brasileira envolve grandes grupos portugueses ou quando chega a altura do carnaval brasileiro, afinal a cultura brasileira se baseia no carnaval, ou não?
Tudo isso não é só pra mostrar a revolta de alguém que não se conforma com a ignorância de portugueses e brasileiros quando o assunto é a cultura lusófona, mas também pra elogiar a iniciativa de uma série de três eventos que vem trazer um pouco da cultura portuguesa contemporânea ao Brasil nesses próximos dias.
Para começar, temos uma exposição que apresenta, em São Paulo, os maiores artistas plásticos da atualidade em Portugal; a seguir, a Mostra de Cinema de São Paulo dedica uma Retrospectiva a Manoel de Oliveira; e para terminar, uma semana de eventos, também em São Paulo, traz conferências e exposições com os maiores nomes da Arquitetura Portuguesa das últimas décadas.
Enquanto o governo de Portugal gradativamente abre as pernas pra Europa e vira as costas pra Brasil e o governo brasileiro faz o mesmo com o Mercosul e esquece com quem já dividiu a mesa, pelo menos alguns poucos atentos acreditam que ainda vale a pena ver o que aquele parente que já morou na sua casa está fazendo ultimamente.


Portugal Novo: Artistas de Hoje e Amanhã
Sob curadoria de Alexandre Melo, traz ao Brasil trabalhos de grandes nomes da cena contemporânea portuguesa, como Helena Almeida, Vasco Araújo, Pedro Cabrita Reis, Filipa César, Rui Chafes, José Pedro Croft, João Louro, Jorge Molder, João Onofre, Paula Rego, Julião Sarmento, João Tabarra, Pedro Tudela e João Pedro Vale (de 22/10 a 6/11).
» Largo General Osório, 66, tel. 222-8968. Ter. a dom., 10h/18h. R$ 4,00 e R$ 2,00. Grátis aos sábados.

Mostra de Cinema de São Paulo - Retrospectiva Manoel de Oliveira
O português Manoel de Oliveira, o mais longevo cineasta em ação, vem a São Paulo para receber homenagens da 29ª Mostra BR de Cinema - Mostra Internacional de Cinema. Ele prestigiará a exibição de seu mais recente filme, Espelho Mágico , e acompanhará a retrospectiva exclusiva de sua filmografia completa. A Mostra ainda lança o livro Manoel de Oliveira , sobre o cineasta, com entrevista e análise de suas obras. O título é resultado de parceria da Mostra com a editora Cosac e Naify.
De 21 de outubro a 3 de novembro de 2005.

Arquitetura Portuguesa Comtemporânea
«Des-continuidade» expõe documentos que manifestam a mutação dos processos conceituais da Arquitetura Contemporânea da Região do Norte de Portugal. Registra e manifesta a dualidade constante entre a absorção de influências externas e o processo de consolidação de uma linguagem própria de tradição moderna. Des-continuidade - 7 a 13 de Novembro - Local do Evento: São Paulo - Centro de Convenções FECOMÉRCIORua Dr. Plínio Barreto 285Bela Vista – São Paulo

12 outubro 2005

O Iluminado, comédia romântica???
Vocês já viram o trailer que está circulando por aí que transformou o terror Shining ( O Iluminado) do Kubrick em comédia romântica?

Leia sobre isso aqui.

Veja o filme aqui.
(Clique com o botão direito e "salvar destino como")

11 outubro 2005

100 anos de Tico-Tico

Hoje, a revista de quadrinhos brasileira mais influente de todos os tempos completa cem anos.
Além de um livro que está para ser lançado, a Tv Cultura também presta homenagem.
A TV Cultura leva ao ar o especial HQ, sobre histórias em quadrinhos, em comemoração aos 100 anos do lançamento da revista infantil Tico-Tico. Na época, a publicação era tão popular que tinha entre seus leitores Ruy Barbosa e Carlos Drummond de Andrade. O programa, exibido em 1992 e reeditado pela emissora, conta a trajetória dos quadrinhos no mundo, traçando um paralelo com as HQs brasileiras desde 1905, com as primeiras publicações voltadas para a área, até os dias atuais, com o "boom" dos mangás. Nesta reedição, Antônio Abujamra narra um trecho de uma crônica de Drummond sobre a revista Tico-Tico. TV Cultura, 11/10, 12h30.

Não sabe nada do Tico-Tico? Clique aqui rápido!

10 outubro 2005

Duas animações que eu descobri esta semana e que eu recomendo:

Harvey Birdman Attorney at Law
Uma paródia com todo o Universo Hanna-Barbera.
Em um dos episódios, o advogado Homem-pássaro defende o Dr.Bannon Quest contra Race Canyon, "seu companheiro" que quer a guarda dos garotos Jonny Quest e Hadji.
No outro, o Homem-pássaro representa o Chefe-apache, ex-Superamigos que processa uma Cafeteria por ter perdido sua capacidade de "crescer" depois que derrubar uma xícara de café quente demais no colo.


Mission Hill
O adolescente Kevin French vai morar com seu irmão mais velho, o cartunista Andy, e seus dois amigos alternativos depois que seus pais decidem se mudar para outro estado.
O que vai acontecer daí pra frente é que Andy vai tentar transformar o nerd Kevin em uma pessoa normal com muita bebida e pornografia, é claro. E se no meio do caminho puder sair com a professora gostosa de Kevin, melhor ainda.
Muita atenção no traço que lembra muito dos underground comics dos anos 90 e na paleta de cores que é excepcional.

Ambos estão sendo exibidos no Cartoon Network no bloco adult-swim.

07 outubro 2005

Isso é que é gostar de quadrinho:

Fizeram uma enquete na Bélgica pra descobrir quem a população considera os 100 maiores blegas. Resultado: Na lista da primeira fase, 9 são artistas de Bd!
Les plus Grands Belges: Além de Hergé, que figura entre os 10 primeiros, completam a lista Roba, Edgar-Pierre Jacobs, Kroll, Morris, Vernes, Peyo, Geluck e Franquin.
Só na Bélgica mesmo...

03 outubro 2005

Em fins de junho, quando fazia o check-in do vôo Lisboa- São Paulo, imaginei que quando chegasse Outubro estaria me lamentando por estar tão distante do Festival de BD da Amadora, mas agora que Outubro chegou, estou a ver que nem vai sobrar tempo pra me lamentar, porque nos próximos dois meses, São Paulo reserva três surpresas agradáveis: Mostra de Cinema (com um restrospectiva completa de Manoel de Oliveira e workshops de Christopher Doyle), Bienal de Arquitetura, e Mostra de Arquitetura Portuguesa (com uma semana de debates e palestras).É o melhor de dois mundos. Poder estar em casa, frequentar esses eventos imensos que só acontecem por aqui e ter a sensação que ainda estou em Portugal.
Meus caros, se eu já estava postando pouco, imaginem agora.