01 janeiro 2007

Destaques de 2006

Chegou aquela época em que todo mundo faz as suas listas de retrospectiva, e eu não podia ficar de fora, então também preparei a minha tentando destacar cada um dos muitos assunto que são tratados nesse blog.


Um Filme: Fonte da Vida ( The Fountain) – Darren Aronofsky.
Se já é difícil amarrar três tramas diferentes, imagine fazer isso usando uma narrativa não-linear que prima pela sutileza e pelo poder de sugestão que deixa de maneira competente diversas lacunas a serem preenchidas por cada espectador.





Um Livro: O Tico-Tico - Cem Anos
Diversos pesquisadores de Hq analisam os diferentes aspectos da primeira revista de quadrinhos brasileira. Além do primor do formato tablóide e da cara dura, a edição ainda traz um fac-simile do primeiro número de 1905.





Uma HQ: ACME 16, Chris Ware
Duas narrativas que correm paralelas nas páginas da revista e que se cruzam no meio para se distanciarem de novo a seguir. Além do primor da arte da síntese de Ware, fica também a sensação de que temos aí o Goddard das HQs.



Uma Revista: Piauí
Comportamento discutido através de poesia, crônicas, "new journalism'', quadrinhos e muita ironia amarrados por uma linha editorial inteligente que te faz ter vontade de guardar a revista na estante, ao lado dos livros, depois de terminar de ler.





Um trabalho de Artes Plásticas - Projeto Parede, Guto Lacaz
Guto Lacaz leva seu bom-humor e inteligência para o mundo da arte cinética com uma elegância e sutileza poucas vezes vistas no MAM-SP.







Uma Exposição: Impressões Originais
Uma exposição didática e rica em exemplos de grandes artistas que trata de uma das formas de arte mais mal-tratadas da história: A Gravura.
Só por ver impressões das obras de Piranese já valeria o título.





Um CD – Precioso, Duofel
Eles já tiveram uma banda de rock progressivo, já acompanharam uma cantora famosa de MPB e hoje, usando apenas dois violões, compõem um dos grupos instrumentais mais virtuosos e interessantes da música brasileira.



Um Projeto de Arquitetura – Edifício em Malmö, de Santiago Calatrava
Arquiteto, engenheiro, artista-plástico. É difícil definir o perfil profissional desse espanhol que ficou mundialmente famoso projetando pontes. Aos poucos, conseguiu projetos de estações de trem, aeroportos e uma infinidade de edifícios baixos. Há poucos anos, um grupo corajoso de empreendedores decidiu desafiá-lo com uma proposta para edifício alto. O sucesso foi tão grande que já há outro em estudo para Manhattan.

Um comentário:

Cecilia W. disse...

O Lauro me apresentou a Piauí. Adorei. Quando ao Duofel, vou procurar, me pareceu interessante.
Feliz 2007!
Beijão!