A Arquitetura está entre as artes mais incompreendidas da nossa geração. Qualquer um sabe o que é um edifício ou uma cidade, mas poucos sabem o que realmente é Arquitetura.
Definições do que vem a ser a Arquitetura já ouvi muitas, mas uma das poucas que convenceram foi aquela que diz que a Arquitetura é o que resulta de um espaço quando este sobre algum tipo de interferência criada pelo homem.
Ou seja, se você tem um espaço vazio e constrói uma parede nele, Arquitetura não é a parede ( isso é construção), Arquitetura é o que resulta deste espaço com a nova parede. A Arquitetua não é propriamente o concreto, a massa, mas o vazio. Mesmo porque as pessoas não são capazes de viver dentro das paredes.
Mario Laginha é não só um grande pianista português, mas também dos grandes compositores vivos hoje. Além disso, é um fascinado por Arquitetura, ou melhor, Arquitectura, como se escreve em Portugal, e a propósito da Trienal de Arquitectura que ocorre em Lisboa, acaba de lançar, com o Mario Laginha Trio ( Bernardo Moreira, contrabaixo; Alexandre Frazão, bateria), o cd Espaço, inspirado na Arquitetura e em todas as questões inerentes a ela. Mario Laginha parece perceber muito bem do que é feita a Arquitetura.
Escutem uma faixa desse trabalho no blog da Trienal, Basta clicar no ícone de "play" abaixo da capa do cd.
Nenhum comentário:
Postar um comentário