26 janeiro 2007

Sketchbook




25 janeiro 2007

453 anos com São Paulo e 13 anos sem Tom

A data de hoje é bem especial, não apenas pelo aniversário da cidade de São Paulo ,como muitos vão lembrar, mas também por ser o dia em que Tom Jobim nasceu.
Ultimamente, tanto a cidade quanto o maestro têm me influenciado muito, então minha recomendação pra quem não tem nada pra fazer hoje é a de visitar o centro da cidade ouvindo músicas do Tom, e de não perder a exposição do pintor paulista Almeida Júnior que abre hoje na Pinacoteca do Estado (edifício que teve projetos dos dois arquitetos mais paulistanos que já viveram: Ramos de Azevedo e Paulo Mendes da Rocha).

11 janeiro 2007

Lisboa

Vista do Castelo São Jorge.

05 janeiro 2007

01 janeiro 2007

Destaques de 2006

Chegou aquela época em que todo mundo faz as suas listas de retrospectiva, e eu não podia ficar de fora, então também preparei a minha tentando destacar cada um dos muitos assunto que são tratados nesse blog.


Um Filme: Fonte da Vida ( The Fountain) – Darren Aronofsky.
Se já é difícil amarrar três tramas diferentes, imagine fazer isso usando uma narrativa não-linear que prima pela sutileza e pelo poder de sugestão que deixa de maneira competente diversas lacunas a serem preenchidas por cada espectador.





Um Livro: O Tico-Tico - Cem Anos
Diversos pesquisadores de Hq analisam os diferentes aspectos da primeira revista de quadrinhos brasileira. Além do primor do formato tablóide e da cara dura, a edição ainda traz um fac-simile do primeiro número de 1905.





Uma HQ: ACME 16, Chris Ware
Duas narrativas que correm paralelas nas páginas da revista e que se cruzam no meio para se distanciarem de novo a seguir. Além do primor da arte da síntese de Ware, fica também a sensação de que temos aí o Goddard das HQs.



Uma Revista: Piauí
Comportamento discutido através de poesia, crônicas, "new journalism'', quadrinhos e muita ironia amarrados por uma linha editorial inteligente que te faz ter vontade de guardar a revista na estante, ao lado dos livros, depois de terminar de ler.





Um trabalho de Artes Plásticas - Projeto Parede, Guto Lacaz
Guto Lacaz leva seu bom-humor e inteligência para o mundo da arte cinética com uma elegância e sutileza poucas vezes vistas no MAM-SP.







Uma Exposição: Impressões Originais
Uma exposição didática e rica em exemplos de grandes artistas que trata de uma das formas de arte mais mal-tratadas da história: A Gravura.
Só por ver impressões das obras de Piranese já valeria o título.





Um CD – Precioso, Duofel
Eles já tiveram uma banda de rock progressivo, já acompanharam uma cantora famosa de MPB e hoje, usando apenas dois violões, compõem um dos grupos instrumentais mais virtuosos e interessantes da música brasileira.



Um Projeto de Arquitetura – Edifício em Malmö, de Santiago Calatrava
Arquiteto, engenheiro, artista-plástico. É difícil definir o perfil profissional desse espanhol que ficou mundialmente famoso projetando pontes. Aos poucos, conseguiu projetos de estações de trem, aeroportos e uma infinidade de edifícios baixos. Há poucos anos, um grupo corajoso de empreendedores decidiu desafiá-lo com uma proposta para edifício alto. O sucesso foi tão grande que já há outro em estudo para Manhattan.