27 julho 2005

V for Vendetta
Começa assim:
“Boa Noite, Londres.
São 21h00 e está é a Voz do Destino, transmitindo em ondas médias de 275 e 285 metros. Cinco de dezembro de mil novecentos e noventa e sete.
Tempo bom até a 00h07, quando terá início uma chuva que se estenderá até a 1h30 da manhã.
A temperatura vai variar entre 13 e 14 graus centígrados durante a noite.
Alertamos à população que as áreas de Brixton e Streatham são Zonas de Quarentena hoje.
Sugerimos que o acesso a elas seja evitado por razões de segurança.
Relatórios de produção de Harefordshire indicam o fim do Racionamento de Carne que se iniciará em fevereiro de 98.
Estas boas notícias acompanham pronunciamentos semelhantes sobre o aumento da produção de Ovos e Batatas.
A polícia efetuou busca em dezessete casas de Birmingham nesta madrugada, desbaratando o que se supõe ser um Aparelho Terrorista.
Vinte pessoas, oito delas mulheres, foram detidas e aguardam julgamento.
A Rainha Zara compareceu hoje à inauguração da Usina de Reaproveitamento de Lixo em Plaistow. É sua primeira aparição pública desde seu 16º aniversário.
Sua Majestade vestia roupa de seda, desenhada especialmente para a ocasião pelo estilista real.
No discurso de hoje, o Sr. Adrian Karel, Ministro da Indústria declarou que as perspectivas de seu setor são as melhores desde a guerra.
Sr. Karel insistiu que é dever de todo homem neste país se empenhar para novamente tornar a Bretanha grande.
E este é o rosto de Londres esta noite. Queremos lembrar que amanhã é o último dia para o preenchimento de seu Formulário de Censo e a data prevista para a conclusão do Projeto de Limpeza do Charco.
Esta foi a Voz do Destino.
Tenham uma Boa Noite.”


Este texto que, com pequenas alterações, poderia fazer parte da pauta de qualquer jornal da TV inglesa de hoje foi escrito em 1981 pelo inglês Alan Moore que criou, ao lado de David Lloyd, uma narrativa gráfica visionária sobre como seria a Inglaterra na virada do século.
Enquanto o povo acompanha a vida da família real como se fosse uma novela, um Estado com perfil fascista controla tudo com sistemas de vigilância e policiais que tem carta branca para prender, interrogar e matar qualquer suspeito. O personagem principal dessa história é o misterioso V, um terrorista que usa uma máscara de Guy Fawkes e que planeja atentados em edifícios públicos e trens de metrô. Essa história visionária, coincidência ou não, está sendo transposta para o cinema há mais ou menos um ano e deve estrear em breve, se a censura não atrapalhar.
Se você nunca ouviu falar em V for Vendetta ( V de Vingança, no Brasil) corra até uma livraria, gibiteca ou comicshop para ler uma das melhores Hqs de todos os tempos.
Aproveite e veja o trailer do filme que já está rolando na Rede. Só vamos torcer pra “equipe do Matrix” não mudar o final da história que não tem nada de hollywoodiano .

Ps. Sabe qual seria o próximo detalhe dessa realidade imaginada por Alan Moore? Campos de concentração para homossexuais, prostitutas, portadores de HIV, tóxico-dependentes e qualquer um que fosse considerado subversivo. É de arrepiar!

Nenhum comentário: