
Um dia, há uns quatro ou cinco anos, eu entrei na melhor loja de quadrinhos do meu bairro (a única) e vi em cima de uma estante uma revista que me chamou a atenção, uma tal de Acme Novelty Library.
Pra começar, a revista era imensa e tinha uma capa onde o texto se misturava com as imagens e te obrigava a decifrar cada frase. Por dentro, a revista era mais bizarra ainda, além de misturar publicidade fictícia com os quadrinhos mais estranhos que eu já tinha visto, em algumas páginas você era obrigado a ir girando a revista pra acompanhar a história que ficava de ponta-cabeça em alguns momentos.
Não preciso nem dizer que me apaixonei por aquilo.
Segundo o dono da loja, alguém encomendou pelo Previews, mas depois se arrependeu quando viu o preço em reais e acabou deixando ali pra levar em outro dia. Azar o dele, quem levou fui eu.
De lá pra cá, compro tudo o que leva os nomes Acme Novelty Library ou Chris Ware, o artista que criou essa maluquice toda.

Se você ainda não conhece os trabalhos de Chris Ware, não perca tempo. Além desse cara ser um dos artistas gráficos mais inventivos dos últimos tempos, ele ainda é responsável pelas melhores HQs que eu já li.
Links:
Entrevista com Chris Ware em português
Chris Ware Resources
Acme Novelty Warehouse
Chris Ware para o NY Times
'Na verdade, acho que a separação conceitual do roteiro e das ilustrações é uma das coisas que impedem o desenvolvimento dos quadrinhos enquanto linguagem. Não acho que nenhum dos dois aspectos deva ser priorizado. Tenho mais idéias desenhando do que se ficar tentando pensar no que o personagem vai dizer.'
Chris Ware
Nenhum comentário:
Postar um comentário