29 novembro 2006

Architectures

Pelo fato da Arquitetura ser um campo de estudo que envolve tantas disciplinas diferentes (engenharia, paisagismo, urbanismo, etc), ela acaba se tornando para muita gente uma área extremamente hermética e de difícil compreensão.
Entre os meios de comunicação, poucos conseguem transmitir com fidelidade os conceitos envolvidos na elaboração de um edifício. Revistas de arquitetura acabam se atendo a uma abordagem fetichista ou decorativa e livros ficam em uma análise distante e teórica demais. Arquitetura é vivência. Só a experiência de estar em um local transmite a compreensão de uma obra, e o mais próximo que podemos nos aproximar disso, através de um recurso documental, é com o cinema.
Entretanto, até hoje poucos realizadores conseguiram encontrar uma abordagem coerente e convincente. Geralmente, o roteiro prende-se demais à figura do arquiteto e se descobre muito mais sobre uma personalidade do que sobre Arquitetura.
Felizmente, de alguns anos pra cá, a produtora Les Films D’Ici vem desenvolvendo para a tv um conjunto de documentários de 25 minutos que analisam exclusivamente um edifício cada. Indo desde sua idealização, passando por sua história e pelos relatos dos envolvidos em seu projeto e construção (entre eles, o arquiteto que aqui está mais para coadjuvante, sendo o edifício o protagonista).
Além de conseguir de fugir do egocentrismo que muitas vezes ronda a figura do arquiteto, o documentário da série consegue ser muito didático, ensinando através de maquetes e esquemas, arquitetura até mesmo a quem nunca leu nada sobre o assunto.
Quatro volumes de DVDs da série já foram lançados no exterior, mas quem tem Eurochannel, pode encontrar alguns episódios na programação do canal, e agora alguns estão sendo disponibilizados no Google Vídeo. Clique no link abaixo para ver o respectivo episódio:

Faculdade de Arquitetura do Porto (Portugal) – Álvaro Siza Vieira



Termas de Pierre (Suíça) – Peter Zumthor



Bauhaus (Alemanha) – Walter Gropius



Guggenheim Bilbao (Espanha) – Frank Gehry



Familistério de Guise (França) – Jean-Batiste-Andre Godin



Auditório de Chicago (EUA) – Louis Sullivan



Mediateca de Sendai (Japão) – Toyo Ito



Casa Prouvé (França) – Jean Prouvé



Casa Mila (Espanha) – Gaudi



Estação de trem Satolas ( França ) – Santiago Calatrava



Escola de Belas Artes (França) – Felix Duban



Caixa de Viena (Áustria) – Otto Wagner



Ópera Garnier (França) – Charles Garnier



Salinas Arc et Senans ( França) – Claude Ledoux



Edifício Johnson (EUA) – Frank Loyd Wright



Museu Judaico (Alemanha) – Daniel Libeskind



Convento de Tourete (França) – Le Corbusier



Centro Pompidou (França) – Piano / Rogers



Casa de Vidro (França) – Pierre Chareau



Galeria Umberto (Itália) – Emanuele Rocco



Abadia de Sainte Foy de Congues (França)

Nenhum comentário: