22 agosto 2005

Retrospectiva Kieslowski

Comentar essa mostra que ocorre a partir de amanhã no CCBB-SP é quase obrigatório pra mim, uma vez que meu interesse por cinema despertou quando assisti o primeiro capítulo da série Decálogo quando ainda era adolescente.
Fiquei tão intrigado com esse filme que nunca mais consegui esquecê-lo, e ele se tornou um modelo ao qual inevitavelmente comparei todas as produções cinematográficas que vi daí pra frente.
Essa mostra é, não só uma oportunidade de conhecer melhor a obra de um dos cineastas mais talentosos e sensíveis da Europa, mas também uma chance única de acompanhar a série de 10 capítulos que Kieslowski realizou para a Tv Polonesa tendo como tema os dez mandamentos. Esses filmes são extremamente raros e nunca foram lançados em versão brasileira. Foram exibidos apenas em uma Mostra e pela tv Cultura, e as únicas cópias legendadas em português que eu conheço são gravações em VHS feitas a partir dessa emissão.
Além disso, a retrospectiva oferece a oportunidade para aqueles que não conhecem Kieslowski de apreciarem sua obra prima, a Trilogia das cores, e seus outros longas feitos para o cinema.
Tal qual a exibição de alguns de seus curtas que ocorreu em 2001 no Cinesesc, essa mostra é imperdível pra qualquer um que aprecie cinema de verdade.

Confira a programação

3 comentários:

Anônimo disse...

olá, gostei do seu blog! tem outro blog de arquitetura legal, o www.architecture.blogger.com.br

Edu Mendes disse...

Legal, valeu pela dica.
Já coloquei nos links

Anônimo disse...

Excellent, love it! Who much does a rhinoplasty cost Mitsubisshi roof rack cheap buspirone free consultation Online payroll tax book for border states