Desta vez, o foco fica mais exagerado, indo do amor perfeito e infinito até as maiores maldades que alguém pode fazer com quem pretensamente ama.
Caminho pra casa - Zhang Yimou
Este é o único exemplo que encontrei onde o amor é algo perfeito e duradouro (enfim, talvez haja esperanças). É um filme do mesmo genial diretor de Herói que constrói seus planos com se fossem pinturas e conta a história de um filho que precisa enterrar o pai em sua cidade natal, e que relembra o romance entre seus pais durante esse processo. É bonito, poético e ninguém tem vergonha de achar o amor lindo no fim disso tudo.
Perto demais - Mike Nichols
Talvez a história de amor mais realista e ácida que eu já vi. Trata de um quadrado amoroso ( esse termo existe?). Dois casais que passam por encontros em desencontros ao longo de suas vidas. Além da trilha sonora magnífica, o que mais me interessou nesse filme foi a maneira como se mostrou o que existe de menos glorioso nos relacionamentos. Afinal de contas, um relacionamento não tem só amor, carinho e compreensão, tem muito de masoquismo, traição e egoísmo. O auge do filme fica no momento em que o personagem de Clive Owen propõem a sua ex ( Julia Roberts) “one last fuck” em troca da assinatura do divórcio. Enfim, todos mentem, em menor ou maior escala.
Felizes juntos – Wong Kar-Wai
Você é daqueles que odeia gays e tudo que está relacionado com o universo gls? Então vá ver esse filme de Wong Kar-Wai ( sim, ele e seu diretor de fotografia Christopher Doyle de novo) que mostra o romance entre dois chineses em Buenos Aires. Ao som do tango, Wai mostra como nos envolvemos em relacionamentos destrutivos em busca de algo (talvez) impossível de conseguir. Wong Kar-Wai é um mestre capaz de sensibilizar o pior homófobo com essa história de dois gays nos confins da América do Sul.
2 comentários:
Por isso que eu acho que num mundo justo Clive Owen teria que ter ganho o oscar de melhor ator por Perto Demais. Sua atuação no filme é espetacular, talvez tenha sido sua melhor perfomace na carreira...
http://hqnews.blogspot.com/
Concordo plenamente.
Postar um comentário