09 janeiro 2008

3 filmes de revisão

Atualmente, há três filmes em cartaz nos cinemas de São Paulo que ensaiam uma tarefa não muito fácil, revisar gêneros, oferecendo um novos pontos de vista e significados para formatos já exaustivamente trabalhados.

Em comum, todos os três tem uma coleção de prêmios que vem ganhando desde suas estréias e uma qualidade técnica e narrativa poucas vezes vista nas salas de exibição.

Em Paris

Chistophe Honoré ousa dar uma nova roupagem há Nouvelle Vague e se sai muito bem, integrando de maneira magistral, imagens e sons com atuações arrebatadoras.

A vida dos outros

Nada mais dificil para um diretor estreante que tentar dar um novo significado para a relação entre oprimido e opressor. Florian Henckel von Donnersmarck se sai muito bem nessa tarefa e mostra que uma mera história de espionagem pode conter muitas histórias.


Lady Chatterley

É muito arriscado transformar um romance erótico em uma narrativa visual sem fletar com a pornografia, mas Pascale Ferran não só consegue isso adaptando um dos livros mais polêmicos de todos os tempos, como também cria uma narrativa extremamente sensível e bela.

Nenhum comentário: