10 abril 2006

Arquitetura Brasileira leva mais um Pritzker

Fugindo da tendência de só premiar arquitetos norte-americanos e europeus, o Prêmio Pritzker deste ano homenageia o brasileiro Paulo Mendes da Rocha. Antes de Mendes da Rocha, apenas o brasileiro Niemeyer e o mexicano Barragán haviam representado a América Latina na premiação.
Se o juri do Pritzker continuar voltando sua atenção ao sul do Equador, talvez perceba que os grandes gênios da arquitetura de hoje estão em países em desenvolvimento e em economias emergentes na África, na Ásia e na América Latina.


Vejam o que na saiu na Folha de SP de hoje sobre a premiação:

Mendes da Rocha leva "Nobel da arquitetura"
Aos 77, arquiteto é o segundo brasileiro a receber o prêmio Pritzker, após Oscar Niemeyer, e se diz "emocionado".
Paulo Mendes da Rocha, 77, foi anunciado ontem como vencedor do Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Ele é o segundo brasileiro a receber o prêmio, depois de Oscar Niemeyer, em 1988.A premiação foi criada em 1979 pela família Pritzker de Chicago, proprietária da rede Hyatt de hotéis. A medalha será entregue a Mendes da Rocha em uma solenidade em Istambul (Turquia), marcada para 30 de maio. Além de uma medalha em bronze, o arquiteto receberá US$ 100 mil.Ontem, o júri do Pritzker divulgou um comunicado oficial sobre a escolha de Mendes da Rocha: "Seus materiais de concreto, sua assinatura e seus métodos de construção inteligentes e notavelmente diretos, criam prédios poderosos e expressivos, reconhecidos internacionalmente". Para os jurados, o trabalho do arquiteto sempre foi pautado por "senso de responsabilidade pelos habitantes de seus projetos, assim como pela sociedade como um todo". Ele foi também elogiado pela capacidade de utilizar habilmente espaços pequenos e orçamentos baixos.À Folha, o arquiteto se disse "surpreso" e afirmou que a escolha de seu nome reforça o reconhecimento da arquitetura brasileira internacionalmente."Estou emocionado e honrado. O Brasil está entre os poucos países que receberam o Pritzker duas vezes. É uma distinção interessante para nós como lugar de pesquisa e reflexão sobre o habitat humano. É um prêmio para todos os arquitetos brasileiros, principalmente para a visão da importância do país no âmbito do ensino. Nossa formação tem uma âncora muito consistente", afirmou Mendes da Rocha, que se formou em 1954 pela Universidade Mackenzie e passou a lecionar na Universidade de São Paulo em 1961.Oscar Niemeyer, 98, que recebeu a notícia por meio da Folha, afirmou que "o prêmio é muito justo". "Ele é muito competente, muito bom. Fico satisfeito em saber que recebeu o prêmio, porque realmente merece", afirmou.Natural de Vitória (ES), Mendes da Rocha tem entre suas obras o recém-inaugurado Museu da Língua Portuguesa (São Paulo), em parceria com o filho, Pedro. Na capital paulista, levam também a sua assinatura o ginásio do Clube Atlético Paulistano, Museu Brasileiro de Arquitetura, Centro Cultural da Fiesp, Museu Brasileiro da Escultura e a revitalização da Pinacoteca do Estado e da praça do Patriarca, entre outros.Dentre os arquitetos já premiados pelo Pritzker estão o norte-americano Frank O. Gehry e o português Álvaro Siza. (LAURA MATTOS)

Veja a relação completa dos laureados:
1979 Philip Johnson of the United States
1980 Luis Barragán of Mexico
1981 James Stirling of Great Britain
1982 Kevin Roche of the United States
1983 Ieoh Ming Pei of the United States
1984 Richard Meier of the United States
1985 Hans Hollein of Austria
1986 Gottfried Boehm of Germany
1987 Kenzo Tange of Japan
1988 Gordon Bunshaft of the United Statesand Oscar Niemeyer of Brazil
1989 Frank O. Gehry of the United States
1990 Aldo Rossi of Italy
1991 Robert Venturi of the United States
1992 Alvaro Siza of Portugal
1993 Fumihiko Maki of Japan
1994 Christian de Portzamparc of France
1995 Tadao Ando of Japan
1996 Rafael Moneo of Spain
1997 Sverre Fehn of Norway
1998 Renzo Piano of Italy
1999 Sir Norman Foster of the United Kingdom
2000 Rem Koolhaas of The Netherlands
2001 Jacques Herzog and Pierre de Meuron of Switzerland
2002 Glenn Murcutt of Australia
2003 Jørn Utzon of Denmark
2004 Zaha Hadid of the United Kingdom
2005 Thom Mayne of the United States.

Algumas obras de Paulo Mendes da Rocha:


Nenhum comentário: