19 fevereiro 2006

AUX CHAMPS ELYSEES, PARA-PARA

Demorei para escrever porque as coisas apertaram por aqui. A correria foi grande. Agora, so tenho mais alguns dias de Paris e muitas historias para contar. Como o meu dinheiro acabou e eu nao posso fazer mais nada que seja pago, estou aproveitando para escrever da casa da minha familia francesa. Se tivesse que ficar mais, so cantando no metro para me manter. E quem me conhece sabe que ninguem pagaria para me ouvir cantar. Talvez para eu parar de cantar. Vou inventar um novo servico no metro parisiense. Vai se chamar pague pelo silencio.

De resto, a viagem foi muito boa. Visitei a minha ultima catedral na sexta. Saint Denis, a primeira gotica (puristas, nao levem a serio esse primeira). Aquela onde o brilhante e magalomaniaco abade Suger entendeu que devia unir esforcos com a coroa para fortalecer o poder de ambos. Ele inventou aquela fachada com duas torres e uma rosa que depois foi retomada em todas elas. La estao os tumulos de todos os reis franceses. Como o catolicismo e morbido, os mortos foram divididos em corpo, visceras e coracao. Havia colunas de coracao. Sao colunas em cima das quais ficam urnas com o coracao de cada um dos homenageados. O coracao de Luis XIV, inclusive, esta numa urnazinha que pude ver.

E claro que essa historia de coracao, visceras e corpo nao faz o menor sentido, assim como as reliquias. Nao ha a menor condicao de saber se eram os verdadeiros pedacos da cruz, veu da virgem, osso do braco do santo etc. E nao importa. Era um pouco o boi gordo da epoca.

Falando em fetiche, ontem, depois de descobrir que nao tinha mais um tostao, encontrei um sebo especializado em historia da arte e que esta vendendo dois numeros da revista Macula, que e dificilima de encontrar. Apenas quatro numeros sairam. Eles tinham o 1 e o 2. E, vejam so vcs, a Macula publicou uma maravilhosa troca de cartas entre o Erwin Panofsky (Reca, e o Popovsky) e o Barnett Neuman. Este ultimo deu uma lavada no pobre Panofsky sobre o latim e o seu entendimento de arte. Disse que alguem que considerava que a arte tinha morrido com Durer nao podia ser levado a serio! Quem me conhece sabe que sou fa de carteirinha do Erwin, mas que a carta era legal, isso era. 160 euros...

De resto, ja estou com saudades dai, do pessoal, do meu marido, do sol e de uma casa qualquer onde possa descansar e ler. Tenho 40kg de livros para levar de volta. Edu, terei que comprar uma mala.

E e isso, pessoal. Muitas crepes de Nutella ate a minha volta.

Edu, eu serei excluida do blog depois da minha volta?
Mae, vc continua ai?
Moe, vc esta lendo isso?

Um comentário:

Edu Mendes disse...

Tininha, se você gastou bem a grana é isso que importa.
Sobre sua permanência no blog, podemos conversar com uma condição. Você precisa surrupiar pra mim uma daquelas folha de instruções de emergência do avião. Não me pergunte, depois você vai entender.