28 fevereiro 2006

Fotografia / Arquitetura:
Explorando o Norte de Portugal em busca de Souto Moura
O viajante arquiteto intrépido que se aventurar pelos concelhos do norte de Portugal em busca de obras do arquiteto Eduardo Souto de Moura vai obter grande satisfação em perceber o quando seus edifícios estão bem cuidados e na sua sábia inserção na paisagem. Entretanto, vai sofrer muito com a dificuldade de encontrar os prédios e com a ignorância e a truculência dos vigias e seguranças.
Pouquíssimos exemplares da arquitetura de Souto Moura estão nos centros das cidades e um número bem menor deles pode ser fotografado. Ainda assim, aquele que perseverar poderá conseguir fotos bem interessantes.
Analisando conjunto das obras desse arquiteto português que sempre teve um cuidado especial com o sítio e com o detalhe, visualizo três abordagens bem distintas que gosto de classificar como:

Minimalismo Máximo (ou seria mínimo?)
Nesse grupo, eu coloco todas as obras de Moura que primam pela depuração e pela simplicidade. É o tipo de obra em que a arquitetura funde-se com a paisagem e a mão do arquiteto mostra-se na genialidade da solução dos pormenores. Essa categoria engloba obras como a Casa do Moledo, o Metro do Porto, a Faculdade de Geociências, Casa das Artes, Conjunto de Casas com Pátio, a Casa de Nevoglide e Casa na Maia.

Neoplasticismo Exacerbado (quase expressionista)
Aqui, o arquiteto deixa sua sutileza de lado e aumenta a escala de suas soluções plásticas até que essas se tornem mais importantes que o próprio edifício. Nesse tipo de obra, os conceitos de escultura e arquitetura confundem-se. Aqui, temos a Casa do Cinema, as Casas de Ponte de Lima, o Estádio de Braga, o Mercado / Centro Cultura de Braga.

Intervenções em Edifícios Históricos (ou eu não estive aqui)
Se você passar por um desses edifícios sem saber que Souto de Moura trabalhou ali, não vai notar nada. O arquiteto assume o papel do médico que limpa as feridas e restaura o conceito original num uso novo e coerente com o caráter da obra. Pode-se apreciar esse tipo de abordagem na Antiga Cadeia da Relação (atual Centro Português de Fotografia), Edifício da Alfândega (atual Museu dos Transportes e das Comunicações) e na Pousada de Santa Maria do Bouro.



Galeria:

Estação do Metro Casa da Música - Porto



Mercado / Centro Cultural - Braga

























Departamento de Geociências- Aveiro
























Casa das Artes - Porto
















Estadio Municipal - Braga


4 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade estadual paulista -UNESP e estou fazendo um trabalho no qual reproduziremos o projeto das Casas Pátio do arquiteto Souto Moura. Consegui algumas fotos mas preciso urgentemente de fotos da fachada e da planta baixa do conjunto. Gostaria de saber se você disponibilizaria este material para mim.
Necessito com urgência!

Desde já, muito obrigada!

Edu Mendes disse...

Você não deixou seu contato.

Anônimo disse...

Olá!
sou estudante de Arquitectura na Universidade Lusiada de lisboa, e gostava de saber se têm alguma informação sobre as casas pátio do Arquitecto Souto moura...se pudesse mandar....tenho tido alguma dificuldade...
O meu mail é o Carolinamloureiro@hotmail.com

Obrigado

DoceDoce disse...

Olá! Curiosamente vi o comentário em cima e estou exactamente na mesma situação.

Sou estudante de Arquitetura de Gestão Urbanística na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e estou a fazer um trabalho de pesquisa em que optei por analisar o projecto das Casas Pátio do arquitecto Souto Moura.

Consegui alguma informação (planta de localização, 1 corte e uma planta do mesmo). Preciso urgentemente de qualquer tipo de informação extra que me possas disponibilizar..

Desde já, muito obrigada!

O meu e-mail é gabrielabfernandes@gmail.com

Obrigada,


Gabriela Fernandes