04 fevereiro 2006

Mamae, comente no blog!
Essa e uma campanha de Anamorfoses.

Por favor, todos vcs numerosos leitores que querem que a mamae comente no blog manifestem-se.

E ja que estou aqui, acabo de voltar de Chartres. Edu, efeitos especiais, por favor.

E uma maravilha. O portal real, de 1150, mais ou menos, sobreviveu a um incendio em 1194. Romanico. As estatuas sao bem finas, com longas trancas e barbas e roupas com muitas dobras retas e rasas. Bastante decorativo e estilizado. Mencao especial para os carneiros da anunciacao aos pastores. Francamente, deixam a Aardman no chinelo.

O portal do transepto norte, da alianca, e o mais bacana. Ele forma um todo: as estatuas se relacionam umas com as outras, de coluna a coluna. O portal central e o mais antigo. As colunas sao cheias de detalhes e a Genese toda e contada nos arcos. Mencao especial para o filosofo com a pedra filosofal e as virgens loucas e as sabias.

O sul tambem e bem bacana. Foi o ultimo a ficar pronto (1260?). As estatuas tem mais balanco, mas as dobras das roupas sao menos marcadas. Mencao especial para os mortos saindo dos seus tumulos, o que e sempre bem divertido.

Como toda catedral, Chartres tem seu maluquinho (ou corcunda, tanto faz). O maluquinho de Chartres decidiu que eu era uma boa vitima. Ele ficava la cantando e saltitando em volta de mim e dizendo coisas idiotas com uma voz misteriosa: o arco da alianca... o arco da alianca... Depois, veio conversar e passou a cantar: rio, rio de la noche... quando me via passar. Eu quase me irritei, mas saimos ambos ilesos da historia.

E por hoje e so.

Galeria de imagens de Chartres aqui. (Edu)

4 comentários:

Edu Mendes disse...

Muito legal.
Estes últimos posts estão superando todas as espectativas.
Estou ansioso pelo próximo, isto é, se o corcunda te liberar.
(seria ele um último e esquecido cavaleiro templário?)

Anônimo disse...

Catedrais? Corcundas? Templários?
Alertem o Dan Brown!

Ah, e eu quero que a mamãe comente no blog!

Edu Mendes disse...

A partir dos comentários do corcunda, tudo que eu só posso sugerir à Tininha é:
1- Muito cuidado quando for ao Museu do Louvre
2- Mantenha distância de pentagramas.
3- Evite pessoas cuja assinatura termine com três pontinhos em forma de triângulo.
4- Se encontrar o Indiana Jones peça um autógrafo pra mim.

Anônimo disse...

What a great site
» »